ENTENDA OS CUSTOS EXTRAS NA COMPRA DE UM IMÓVEL
Muitas pessoas acabam esquecendo de contabilizar os valores das taxas, tributos e impostos na compra de um imóvel, por isso, iremos explicar melhor sobre essas taxas no conteúdo abaixo.
Por exemplo, quando você adquire uma casa, além do valor pago para o vendedor, você também terá que arcar com os custos de: Escritura, FRJ, ITBI e Registro. Para entendermos melhor o passo a passo, primeiramente você terá que levar a documentação em um Tabelionato de sua preferência para poder fazer a escritura (documentos necessários para a escritura estão no final do artigo).
O Tabelionato irá emitir uma guia de ITBI e FRJ (Fundo de Reaparelhamento da Justiça). Com essas guias em mãos você terá que quita-las e entrega-las novamente no Tabelionato. Após isso, a Escritura será confeccionada e o Tabelionato irá agendar um horário para a assinatura da Escritura. Com a assinatura da Escritura, o Tabelionato emitirá uma guia com os seus honorários que ficam em torno de R$ 1.400,00 por Escritura.
Na sequência, você terá que ir a um registro de imóvel correspondente ao endereço do imóvel e encaminhar a Escritura para Registro, o mesmo cobrará também um valor em torno de R$ 1.400,00 reais pelos serviços, lembrando que, os Registros de Imóveis dão o prazo de no máximo 30 dias para finalizar o procedimento e assim então você ter a propriedade definitiva do imóvel.
Clique no link para obter a lista de documentos necessários para a Escritura Pública: http://1tabelionatojoinville.com.br/?page_id=2390